Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Rede em Revista

https://editor.itamaraty.gov.br/dplp/images/Revista/redebrasil.jpg

 

Confira a segunda edição da "Rede em Revista". Esta publicação contribui para dar visibilidade a projetos exitosos realizados por Centros Culturais, Núcleos de Estudo e Leitores em todo o mundo. Desse modo, permitirá que experiências bem sucedidas em um lugar possam inspirar projetos semelhantes em outros.

Essa segunda edição coloca em destaque uma pequena amostra dos projetos que foram realizados em 2014. Os materiais didáticos são tema prioritário nesta edição. Este é o caso, por exemplo, da ex-Leitora brasileira na Tailândia, que assina um cativante relato do desafio de criar o primeiro livro de ensino de português para tailandeses, o que foi realizado durante seu período na Universidade de Chulalongkorn.

A política multilateral da língua portuguesa é a tônica da entrevista com Carlos Faraco, coordenador-geral da Comissão Nacional brasileira para o para o Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), que reúne todos os países lusófonos com o objetivo de definir políticas comuns para a língua.

Os leitores também encontrarão relatos de atividades na Argentina, Bolívia, Peru, Haiti, Estados Unidos, Alemanha, Cabo Verde, Nova Zelândia e Romênia. E ainda poderão conferir, entre outras matérias, as três redações vencedoras do II Concurso de Redação da Rede Brasil Cultural, que homenageou o centenário do compositor Dorival Caymmi. As paisagens da Bahia ainda hoje inspiram as pessoas a cantar e escrever em português.

 

  


CapaRevista

Confira a primeira edição da “Rede em Revista”. Esta publicação contribui para dar visibilidade a projetos exitosos realizados por Centros Culturais, Núcleos de Estudo e Leitores em todo o mundo. Desse modo, permitirá que experiências bem sucedidas em um lugar possam inspirar projetos semelhantes em outros.

A logomarca, a página na Internet e, agora, a revista constituem elementos que unem as instituições integrantes da Rede Brasil Cultural e, por isso, conferem coesão ao conjunto. Essas iniciativas contribuem para conectar os diversos elos e fortalecer o sentimento de que somos todos parte da Rede.

Esta primeira edição traz artigo sobre a construção do Centro Cultural Brasil-Argentina. Apresenta, também, o relato da criação de um projeto no Centro de Estudos Brasileiros de Assunção/Paraguai que estimula o aprimoramento de professores que ensinam o português como língua estrangeira. Outra experiência de destaque vem daquela região, onde a Leitora junto ao Colégio Experimental Paraguai-Brasil descreve seu projeto de ensino de português para estrangeiros em conjunto com a alfabetização na língua materna.

O “português como língua de herança” é trabalhado em dois artigos, sobre os cursos realizados pela Rede Brasil Cultural com esse tema. O Centro Cultural Brasil-Líbano relata a inusitada experiência de aprender português por meio da música brasileira. Uma das leitoras que atua na China discute suas experiências no ensino de português, com ênfase na importância das similitudes e diferenças culturais. Compartilha-se relato da II Conferência sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, foro realizado em outubro de 2013 que traçou importantes linhas para a difusão global do idioma. Por fim, os leitores poderão conferir as redações vencedoras do I Concurso de Redações da Rede Brasil Cultural.

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página