Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Embaixada em Paris apoia capacitação de professores de PLE

A Embaixada do Brasil em Paris acolheu, no dia 12 de abril, a segunda edição do "Curso de formação em Português Língua Estrangeira (PLE)", uma iniciativa da leitora brasileira, professora Tatiana Matzenbacher, que teve por objetivo não apenas atualizar a formação dos professores, mas também constituir um espaço de discussão sobre o exercício da profissão na capital francesa e naquele país.

Participaram aproximadamente 30 pessoas, em aulas ministradas durante 10 encontros semanais de três horas. O público era composto majoritariamente por brasileiros, mas houve também estrangeiros (franceses e angolanos com proficiência comprovada no CELPE-BRAS em nível avançado superior).

A iniciativa tem-se revelado frutífera pelos contatos mantidos entre os participantes e também pelas discussões desenvolvidas no "Núcleo de Estudos de Metodologia de PLE" – espaço que tem por objetivo divulgar informações aos professores de PLE e planejar iniciativas na área, entre as quais o sítio eletrônico "Instituto Cultural Virtual", em desenvolvimento.  O serviço online será dirigido à oferta de serviços ou consultorias relacionados ao ensino de português.

Sob esse prisma, as ações coordenadas pela leitora Tatiana Matzenbacher adquirem especial relevância, ao promover maior articulação entre os agentes de formação em PLE, os centros franceses de pesquisa e formação universitária em português e o grande contingente de professores de PLE existente na França, particularmente na região parisiense.

registrado em:
Fim do conteúdo da página