Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Concurso de Redação sobre Machado de Assis premia os melhores trabalhos

Em 2015, a Rede Brasil Cultural promoveu a 3ª edição do concurso de redação aberto a alunos de todos os 24 Centros Culturais e 05 Núcleos de Estudos Brasileiros no exterior. Cada unidade participante escolheu um vencedor local, que recebeu uma premiação. Na segunda fase do concurso, os melhores textos concorreram entre si. Foram então, escolhidos três vencedores, cada qual contemplado com um prêmio de 800 dólares.

 Os participantes tinham de escrever um texto inspirados por um de três contos de Machado de Assis: "Igreja do Diabo"; "Missa do Galo" e "Um Apólogo".

 Pela terceira vez consecutiva, uma redação do Centro Cultural Brasil-Peru está entre as vencedoras. Desta vez, o aluno Jorge Luis Leon Alvarez impressionou o júri com um português elegante na redação "Entre algodões e veludos - o manto moral do homem". O Centro Cultural Brasil-Haiti figura, pela primeira vez, entre os laureados, com o texto "O caráter inerente da contradição humana", de Christina Anna Bervin, que fez um interessante paralelo entre o conto de Machado de Assis e aspectos da cultura hatiana. O Centro Cultural Brasileiro em Barcelona, de autoria de Ricardo Navarro, completou o pódio, com o texto "Um livro a um twitter", que chama atenção por sua divertida originalidade.

Redações do Centro Cultural Brasil-Argentina e do Centro Cultural Brasileiro em Tel Aviv receberam menções honrosas no concurso de redação.

 Os textos homenageados serão publicados nos próximos dias, no site e no Facebook da Rede Brasil Cultural.

 

 Ricardo Navarro aluno do Centro Cultural Brasileiro em Barcelona, sendo prestigiado

registrado em:
Fim do conteúdo da página