Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Concurso premia redação inspirada em Machado

A Ministério das Relações Exteriores realizará, até o início de novembro, a terceira edição do Concurso de Redação da Rede Brasil Cultural, que este ano terá como tema "Machado de Assis em três contos", em homenagem àquele que é considerado o maior nome da literatura brasileira. 

Poderão se inscrever os alunos correntemente matriculados nos Centros Culturais Brasileiros (CCBs) e nos Núcleos de Estudos Brasileiros (NEBs), que deverão apresentar texto de 300 a 400 palavras, em português, inspirados em um dos três contos de Machado definidos como base do concurso: "Um apólogo", "A igreja do diabo" e "Missa do Galo".

A escolha dos textos-base foi feita em razão da relevância dos contos na obra do autor, devido à existência de artigos analíticos destes e por causa de sua concisão. Os três contos, ademais, podem ser copiados gratuitamente do sítio sobre Machado de Assis criado pelo Ministério da Educação, em machado.mec.gov.br.

Para conhecer em detalhes as regras do concurso, consulte o Edital DC/01/2015, no sítio eletrônico da Rede Brasil Cultural:  redebrasilcultural.itamaraty.gov.br.

Pelas regras, o concurso transcorrerá em duas fases. Na primeira, os candidatos entregarão seus trabalhos manuscritos a cada Centro Cultural ou Núcleo de Estudos participante, que estabelecerá, com base nos termos do Edital do Concurso, Comissão Julgadora.

Os vencedores em cada localidade receberão o prêmio de USD 100,00. Concorrerão, também, entre si, numa segunda fase, a quatro prêmios de USD 800,00.

A melhor redação escolhida por cada CCB ou NEB será enviada ao Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, onde a melhor redação internacional será escolhida.

Dos quatro prêmios finais, um será destinado a texto proveniente de unidade sediada em país lusófono. Os demais serão destinados a participantes inscritos nos outros 23 CCBs ou NEBs.

Os períodos de inscrição e de entrega das redações serão definidos por CCB e NEB, de acordo com suas particularidades. As redações da fase final do concurso deverão ser enviadas a Brasília até o dia 10 de novembro de 2015.

Para auxiliar os alunos na preparação para o concurso, palestras e de outras atividades relacionadas aos contos de Machado de Assis constantes do edital serão incluídos na programação dos CCBs e NEBs, como atividade acadêmica.

O escritor brasileiro Machado de Assis

registrado em:
Fim do conteúdo da página