Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Rede ePortuguêse comemora 10 anos de criação

Criada em 2005 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma fonte de informações, em português, para apoiar os profissionais de saúde nos países lusófonos, a Rede ePortuguêse comemora o seu décimo aniversário. Antes da sua existência, esses profissionais de saúde, principalmente de países africanos, tinham dificuldade de acessar informações em saúde atualizadas.

Ao longo dos dez anos de existência, a Rede ePortuguese proporcionou a difusão de orientações da OMS em português, com reflexos positivos para a adoção dessas normas por comunidades lusófonas, sobretudo as localizadas em zonas remotas ou de baixos recursos.

Durante reunião na sede da OMS, em Genebra, os Ministros da Saúde de Angola, Brasil, Guiné Equatorial, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, acompanhados por representantes de Cabo Verde, Moçambique e Portugal, solicitaram à OMS a continuidade da Rede ePortuguêse. Os Ministros citaram projetos exitosos da Rede, tais como a "Biblioteca Azul", que distribui literatura técnica a postos de saúde em regiões remotas.

O português é a sexta língua mais falada no mundo, com mais de 300 milhões de pessoas em oito países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página