Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Encontro reúne professores de português no Peru

Métodos de aula, utilização de materiais pedagógicos e capacitação dos professores foram os temas principais do 3º Encontro de Professores de Português Língua Estrangeira (PLE) no Peru. Realizado no dia 13 de setembro, no auditório Vinicius de Moraes, do Centro Cultural Brasil-Peru (CCBP), o evento reuniu 70 professores, representantes de universidades e de centros de idioma, bem como autônomos de Lima e de cidades do interior, como Puno, Cusco e Huancayo.

Um dos palestrantes, o professor Almeida Filho, da UnB, chamou a atenção para o cuidado especial que os professores de PLE em países de língua espanhola devem ter para que os estudantes não internalizem equívocos comuns na comparação com o português. Ele destacou as vantagens do método comunicativo, estimulando a participação ativa dos estudantes.

O professor Nelson Viana, da UFSCar, também defendeu a abordagem comunicativa, enfatizando que a voz do professor deve dar lugar à do aluno. Ele indicou que o material pedagógico deve ser compreensível pela língua alvo e adaptar-se ao uso real e cotidiano.

Os professores peruanos puderam, ainda, compartilhar experiências em mesas redondas. As oficinas criadas pelo CCBP – como "Na Kombi com Simone" – despertaram especial interesse. A colaboração entre professores de português de diversas instituições no país contribui para avançar o ensino do idioma no Peru. Coube ao embaixador do Brasil no Peru, Carlos Alfredo Lazary Teixeira, encerrar o encontro e parabenizar os presentes pelo trabalho realizado.

 

 

O encontro ocorreu no auditório do CCBP

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página