Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Aula aberta sobre Machado de Assis em Buenos Aires

No processo de preparação da terceira edição do Concurso de Redação da Rede Brasil Cultural (RBC), o Centro Cultural Brasil-Argentina (CCBA) realizou aula aberta sobre a obra de Machado de Assis, tema da competição deste ano.  A aula aberta, que contou com a participação de alunos, professores e público visitante, iniciou-se com apresentação do samba "Machado de Assis", composto por Martinho da Vila aos 15 anos de idade, em 1959. Em seguida,  ator voluntário realizou leitura de fragmentos de textos do Bruxo do Cosme Velho e docentes e alunos do CCBA leram a carta "Adeus a Machado de Assis", escrita por Rui Barbosa.

A coordenadora pedagógica do CCBA, Neucilene Teixeira, e a professora Sandra Andreoli, responsáveis pela iniciativa, deram sequência à análise das particularidades literárias e dos múltiplos perfis psicológicos da obra Machadiana, com ênfase nos contos "Um apólogo", "A igreja do diabo" e "Missa do Galo", que serão objeto da atual edição do concurso de redação da Rede Brasil Cultural. Na ocasião, os alunos do CCBA interessados em participar do concurso também puderam esclarecer dúvidas sobre o certame.

As aulas abertas do CCBA têm sido desenvolvidas para oferecer aos estudantes ferramentas de análise e pesquisa sobre os temas de redação propostos pelos concursos da RBC. Objetivam igualmente enriquecer o conhecimento sobre a língua portuguesa e a cultura brasileira dos alunos.

Aula aberta contou com boa participação de público

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página