Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cultura brasileira 'das margens' é debatida em Buenos Aires

O Centro Cultural Brasil-Argentina (CCBA), em Buenos Aires, promoveu uma mesa de debates sobre o tema ''As margens da cultura no Brasil, a cultura nas margens", realizado em parceria com a Cátedra Livre de Estudos Brasileiros da Universidade de Buenos Aires (UBA), por iniciativa do professor Eduardo Zabatel.

A abertura do evento foi realizada pelo professor Ary Pimentel, com discussão sobre a relação entre território e identidade, tendo como foco as favelas do "Complexo da Maré", cujas representações simbólicas ampliaram-se pela música e, posteriormente, a literatura, o cinema e a fotografia. Deu-se destaque ao trabalho do fotógrafo local Bira Carvalho, já levado a diversas mostras no exterior.

No mesmo debate, em apresentação de Renata Dorneles, deu-se foco à discussão sobre o imaginário e a realidade dos residentes nas periferias, com base em livros como "Fobópole", de Marcelo Lopes de Souza, e "La 31 - una novela precária", do argentino Ariel Magnus.

O professor Thiago Moraes Carvalhal, por sua vez, apresentou trabalho de pesquisa em torno do chamado "funk proibido", como instrumento de formação de um contra-discurso nas periferias do Rio de Janeiro.

 

Palestra sobre cultura das margens no Centro Cultural Basil-Argentina

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página