Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ariel Palacios faz palestra no Centro Cultural Brasil-Argentina

O jornalista Ariel Palacios, correspondente de diversos veículos da imprensa brasileira na Argentina, proferiu palestra no Centro Cultural Brasil-Argentina (CCBA), no dia 18/09. Correspondente do canal "Globonews" baseado em Buenos Aires e com extensa trajetória profissional ligada a outros órgãos da imprensa, como "O Estado de S. Paulo" e a rádio "CBN", Palácios falou, em português, para numerosa audiência, sobre sua trajetória profissional e o trabalho de correspondente jornalístico.

Sua palestra centrou-se, em um primeiro momento, nas etapas da cobertura jornalística de correspondentes brasileiros na Argentina. Segundo ele, elas obedeciam a situações específicas daquele país, entre os anos 1970 e 1980, quando jornalistas brasileiros vinham a Buenos Aires e permaneciam cobrindo fatos específicos por alguns meses e em seguida retornavam ao Brasil.

A partir dos anos 1990, diversos jornais brasileiros, entre os quais "O Estado de S. Paulo", passaram a manter correspondentes permanentes em Buenos Aires. Em sua opinião, esse movimento refletiu a intensificação das relações bilaterais. Em 2015, segundo dados de pesquisas, o Brasil é o país que mais publica notícias sobre a Argentina na mídia internacional, seguido por Uruguai e Espanha.

Na segunda parte de sua exposição, Palacios, tendo em conta o número de estudantes de jornalismo presentes, dividiu com o público, apoiado em apresentação em power-point intitulada "20 anos não são nada!", passagens de sua formação e trajetória profissional na Argentina.

Comentou situações nas quais sua atuação como jornalista permitiu que estivesse presente em fatos marcantes da região ou ao lado de líderes políticos proeminentes.

Hoje Ariel Palacios cobre temas de todos os países sul-americanos para a "Globonews". É autor, ademais, dos livros Argentinos (2013) e Os Hermanos e Nós (2014), ambos da Editora Contexto.

A apresentação de Ariel Palacios, seguida de abertura para perguntas do público, marca o início de um novo ciclo de atuação no CCBA na difusão e promoção de atividades de intercâmbio e debate entre intelectuais, artistas, escritores e formadores de opinião brasileiros e argentinos.

Para mais informações, visite o sítio do CCBA no Facebook.

 


Fotos: CCBA
O jornalista Ariel Palacios
 Palestra atraiu grande público ao CCBA O jornalista Ariel Palacios

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página