Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

As línguas africanas e o português do Brasil

O Centro Cultural Brasil-Argentina recebeu a Professora Yeda Pessoa de Castro, docente da Universidade Livre de Berlim e da Universidade Agostinho Neto, em Luanda e uma das maiores especialistas em línguas africanas no Brasil, a proferir palestra sobre a influência das línguas africanas no português variante brasileira. O evento foi uma iniciativa conjunta do CCBA e da nova Leitora brasileira junto à Universidade de Buenos Aires, Professora Isabel Moreira de Aguiar.

A palestra da Professora Yeda despertou grande interesse junto à comunidade docente de Português como Língua Estrangeira (PLE) de diversas instituições de Buenos Aires, além de alunos do corpo docente do CCBA, que lotaram o auditório do Centro.

A Professora Yeda guarda estreita ligação com o papel do Itamaraty na difusão do idioma português no continente africano, tendo encabeçado, ainda em 1961, a primeira iniciativa do Ministério das Relações Exteriores de abrir um Leitorado brasileiro no Senegal. Também esteve no Nigéria, Gana e no antigo Zaire, sempre voltada para trabalhos ligados ao ensino do Português.

 

O auditório ficou lotado para a palestra.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página