Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Mia Couto e outros grandes nomes ministram curso sobre literatura brasileira no Centro Cultural Brasil-Moçambique

 

O Centro Cultural Brasil-Moçambique (CCBM) promoveu, entre 30 de junho e 4 de julho, o 8º Curso de Literatura Brasileira. O curso teve palestras ministradas pelos escritores Mia Couto, Calane da Silva, pela poetisa Tânia Tomé e pelos acadêmicos Nataniel Ngomane e Agostinho Goenha. Participaram cerca de 80 pessoas, principalmente estudantes do 2º grau e universitários.

O projeto debateu diferentes autores brasileiros que têm influenciado ampla geração de escritores de Moçambique, Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde. Os autores brasileiros vêm povoando o imaginário coletivo dos países lusófonos com seus romances, poesias, ficções e contos. Com isso, tornam-se fontes de referência para a difusão da língua portuguesa em todo o mundo, sobretudo na África.

Os convidados realizaram conferências em que diversas temáticas foram abordadas. A abertura do curso foi realizada pelo escritor Calene da Silva, que trabalhou um panorama geral das literaturas brasileira e portuguesa e como essas influenciaram a literatura africana.

O prof. Agostinho Goenha realizou, no segundo dia de curso, análise sobre o "Romantismo e Realismo na literatura brasileira". O professor trabalhou a ligação entre a literatura e as manifestações sociais nacionalistas. O terceiro dia foi marcado pela exposição do prof. Nataniel Ngomane, que abordou as obras literárias do século XX, do Modernismo à literatura contemporânea brasileira.

O consagrado escritor moçambicano Mia Couto fez um paralelo entre o estilo e a estética de dois grandes autores brasileiros: Graciliano Ramos e Guimarães Rosa. Para encerrar o curso, a poetiza Tânia Tomé debateu "As palavras e o som na poesia brasileira", quando realizou uma análise da sonoridade das narrativas dos autores contemporâneos, com as quebras de paradigmas, de métricas e de conteúdos.

 

O escritor Mia Couto discutiu o estilo e a estética de dois grandes autores brasileiros: Graciliano Ramos e Guimarães Rosa

O Escritor Calane da Silva que fez um panorama geral da literatura portuguesa e brasileira

O Prof.Dr.Agostinho Goenha falou sobre o surgimento do Romantismo na Europa e as diversas manifestações artísticas influentes na literatura

O Prof.Dr.Nataniel Ngomane que exemplificou sua abordagem a partir dos autores do século XX

O Escritor Mia Couto realizou um paralelo entre os autores e suas obras literárias

A Poetiza Tania Tome apresentou as quebras de paradigmas, métrica e conteúdos nas narrativas contemporâneas

Participante do 8º Curso de Literatura Brasileira

Todos os participantes do evento após receberem os certificados

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página