Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

"Noite do Pão de Queijo" no Centro Cultural Brasil-Israel: "Que trem bom, sô"!

O Centro Cultural Brasil-Israel reuniu, em maio, alunos de diversos níveis, para uma atividade de imersão no idioma e na cultura brasileira. O “exercício de gastronomia” consistiu em cozinhar comida brasileira e, ao mesmo tempo, aprender vocabulário específico em português, além de promover o fortalecimento da integração entre alunos veteranos e novatos, proporcionando a todos uma vivência positiva na língua estrangeira.

Reunidos em grupos, todos assistiram a um vídeo "passo-a-passo" de como preparar o quitute de origem mineira. O vídeo deu margem ao aprendizado de verbos e tempos verbais próprios de receitas, medidas, ingredientes, nomes de utensílios e até um pouco da história da culinária brasileira.  

Em seguida, os alunos foram convidados a exercitar, na prática, os conhecimentos recém-adquiridos para produzir seu próprio pão de queijo. Ao longo da atividade, houve a oportunidade de usar, em português, expressões típicas da atividade em andamento, tais como `reclamação`, `comparação` e `cumprimento`. A presença de um brasileiro por grupo, para assessorar cada equipe e orientar sobre a pertinência e adequação contextual dos comentários, foi fator importante para o sucesso do exercício.

Enquanto o pão de queijo assava, outras atividades foram conduzidas, tais como a leitura da receita e produção de caipirinha, aprendizagem dos nomes de vegetais e a produção de salada.

Finalmente, foram aprendidas expressões de `agrado` e `desagrado` e seu uso, até com um certo tom de ironia ou genuíno contentamento, o que denota uma sofisticação na adequação de texto e contexto.

Tudo isso resultou no aprimoramento do espírito de equipe e de tamanha integração que, a certa altura, por iniciativa dos alunos, Gilberto Gil passou a fazer parte do cenário musical da noite. 

Clique na imagem para assistir ao vídeo

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página