Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Literatura brasileira ganha destaque em uma das maiores feiras literárias da Europa

A 32ª edição da Feira Internacional do Livro de Gotemburgo ("Göteborgs Bokmässan" em sueco), uma das maiores feiras literárias da Europa, realizou-se entre 22 e 25 de setembro de 2016, e contou com a presença de estande e programação referentes ao Brasil, que foi o único país latino-americano e o único Estado-membro da CPLP a ter estande na Feira do Livro de Gotemburgo.

Três escritores, de vertentes literárias distintas, compuseram a delegação brasileira: Oscar Nakasato, escritor paranaense, autor do romance "Nihonjin", vencedor do Prêmio Jabuti em 2012 e que narra a trajetória de uma família de imigrantes japoneses no Brasil; André Neves, escritor infanto-juvenil e ilustrador pernambucano, autor de obras como "TOM", cujo personagem principal é um menino autista, "Mel na Boca", "OBAX", "Nuno" e "Entre nuvens; Bianca Pinheiro, quadrinista carioca, ganhadora, em 2015, do mais importante prêmio dos quadrinhos no Brasil.

No estande do Brasil na Feira do Livro, estiveram em exibição numerosas publicações, inclusive coleção, enviada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), de obras literárias, em português, agraciadas com o Prêmio Jabuti nos últimos anos. Estiveram à disposição do público, em lugar de destaque no estande brasileiro, diversas obras literárias brasileiras traduzidas para o sueco, especialmente as várias traduções de obras de Clarice Lispector e de Ferreira Gullar.

Especial ênfase foi conferida, neste ano, às duas obras literárias infanto-juvenis lançadas pela editora Hjulet, no âmbito do programa de apoio à tradução de obras literárias brasileiras do Itamaraty: "Flicts", de Ziraldo, e "TOM", de André Neves.

A equipe da Wikipedia esteve presente na maior parte dos eventos promovidos pelo Brasil na Feira, tais como seminários sobre Clarice Lispector, com o objetivo de compor verbetes relacionados à literatura brasileira.

                                        

                                                                            

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página