Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto de ensino do português recebe prêmio da Biblioteca do Congresso dos EUA

Os filhos de brasileiros residentes em Hartford, Connectiticut, nos Estados Unidos, estão tendo a oportunidade de estudar a língua portuguesa gratuitamente. O curso é promovido pelo "Literacy Volunteers of Greater Hartford" (LVGH), com o apoio do Consulado Brasileiro em Hartford. O instituto promove aulas de alfabetização em português e outros idiomas.

A parceria estabelecida entre o Consulado Brasileiro e o LVGH possibilita que as crianças, que estudam o inglês nas escolas públicas locais, possam desenvolver o bilinguismo e as tradições da cultura brasileira. Os professores do curso são voluntários que recebem treinamento letivo e são avaliados regularmente diante das atividades realizadas, permitindo que o ensino do idioma se torne exemplar na instituição.

A diretora-executiva do LVGH, Carol DeVido Hauss, reiterou o compromisso de parceria entre ambas as instituições, assim o português como língua de herança em Hartford pode continuar a ser desenvolvido. Entre os objetivos do curso estão a possibilidade de superar as barreiras sociais ao letramento, aumentar a motivação para o processo de leitura e escrita, assegurar a qualidade do ensino e promover a conscientização das limitações decorrentes do monolinguismo.

Como resultado de um trabalho exemplar, o LVGH recebeu da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos o prêmio "Best Practices", que destaca instituições que unem pesquisa e implementação de projetos de promoção do letramento. O instituto foi uma das 14 organizações dos Estados Unidos a conquistar o prêmio. 


O instituto foi uma das 14 organizações a receber o prêmio nos Estados Unidos

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página