Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Português no Reino Unido é tema de quarto artigos

Artigos sobre o ensino do português, no Reino Unido, foram publicados na edição número 6, da revista digital da Siple (Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira). Diversos autores já realizaram projetos com apoio da Rede Brasil Cultural. Essa revista tem como objetivo divulgar trabalhos de ensino e pesquisa na área de Português como língua estrangeira (PLE) e de herança (POLH).

O Português como Língua de Herança: Políticas Linguísticas na Inglaterra, de autoria de Ana Souza e Olga Barradas, apresenta um contexto geral para o ensino de português na Inglaterra, um dos países onde o ensino da língua portuguesa tem aumentado consideravelmente.

Outro artigo interessante, intitulado Português em Escolas Primárias de Londres: Experiência de uma Assistente Bilíngue, de Kenya Silva, trata da importância do uso do português no processo de adaptação das crianças brasileiras ao sistema educacional inglês. Para tal, a autora remete à sua experiência como assistente bilíngue em uma escola primária inglesa no leste de Londres.

Já o Papel do Português no Aprendizado da Matemática – Exemplo de uma Escola Secundária em Londres, de Francisco Aparecido Mattos Scheirber, revela a experiência profissional do autor na estratégia de inclusão de alunos brasileiros, que estão aprendendo inglês e vivendo em Londres, olhando para o conceito de "matemática como uma linguagem".

O Ensino de Português como Língua Adicional: Especificidades e Prática no Contexto Universitário, de Antônio Márcio da Silva, mostra como é o ensino de português em universidades inglesas na atualidade. Para tanto, focaliza-se o contexto do ensino de português, os interesses que levam os alunos a elegerem a língua, e algumas especificidades no aprendizado desta língua.

Os artigos podem ser lidos no portal da Siple, www.siple.org.br.

 

Os artigos publicados tratam do ensino do português como língua estrangeira e de herança

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página