Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Encontro Mundial do Ensino de Português reúne especialistas na Columbia University

O III Encontro Mundial do Ensino de Português (EMEP), que ocorreu em agosto na Columbia University, em Nova York, contou com 70 palestrantes, de 15 países. Na plateia pelo menos 160 pessoas acompanharam, atentamente, as novidades sobre o ensino, o uso e o desenvolvimento da língua portuguesa.

 A organização do encontro ficou por conta do professor Luís Gonçalves, do departamento de Letras da Universidade Princeton e pela "American Organization of Teachers of Portuguese" (AOTP).  Entre os presentes, representantes de editoras, autores de livros didáticos e paradidáticos, pesquisadores do ensino do português e representantes de movimentos educacionistas. Temas de repercussão sobre o uso da língua portuguesa foram explorados e questionados a fim de discutir as políticas públicas do português.

Matilde Scaramucci, professora do Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas, apresentou “O exame Celpe-Bras: pressupostos teóricos e efeitos retroativos no ensino/aprendizagem de português L2/LE”, numa conferência virtual.

Outros temas debatidos no encontro foram o ensino do português como segunda língua e de herança, a sociolinguística, o bilinguismo, o uso de novas mídias para o ensino de português, a tradução, a Língua Brasileiras de Sinais e a interculturalidade. O evento fez parte do Programa de Difusão da Língua portuguesa e Cultura brasileira (PDLC).

 


O encontro contou com 70 palestrantes de 15 países e cerca de 160 pessoas acompanharam as atividades realizadas

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página