Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ensino de português como língua de herança é tema de curso em Connecticut/EUA

 

Foi realizada, em junho, primeira edição de 2014 da "Oficina de especialização de professores de português como língua de herança", com o intuito de enriquecer a formação dos professores de português que procuram transmitir o idioma para crianças criadas fora do Brasil. O curso foi realizado em auditório da Universidade de Yale, em New Have, nos Estados Unidos.

Cerca de 50 pessoas ocuparam todas as vagas disponíveis do workshop e das palestras que compuseram o curso. Em seu discurso de abertura, o Cônsul-geral do Brasil na região, César Amaral, falou sobre a importância do comprometimento de pais e professores para a manutenção das raízes brasileiras de crianças com pais oriundos do Brasil.

Entre os palestrantes estiveram Yara Maura Silva, produtora da Turma da Mônica nos Estados Unidos, e Carla Silva Muhammad, professora de língua portuguesa da Universidade de Connecticut. A diretora do Movimento Educacionista, Arlete Falkowski, também participou das atividades do curso.

A especialização discutiu métodos de ensino de português como língua de herança, inclusive a criação de plano de aula, técnicas de alfabetização e de letramento.  Entre as atividades realizadas pelos participantes estava a criação e apresentação de um plano de aula, que deveria abordar a formação histórica e cultural da língua.

Nova edição do curso está programada para outubro de 2014.

 


Parte dos professores que participaram da oficina de especialização

 A palestrante Yara Maura Silva que é produtora da Turma da Mônica nos EUA

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página