Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pais e filhos aprendem como educação bilíngue pode ajudar o desenvolvimento infantil em oficina em Nova York

 

Com o apoio da Rede Brasil Cultural, a organização "Brazil Ahead" deu início, em Nova York, a uma série de oficinas com o objetivo  de apoiar pedagogicamente os pais de crianças bilíngues no desafio de educar e alfabetizar os filhos em mais de um idioma. O projeto foi chamado "Contadores de Estórias de Nova York".

Cerca de 50 pais participaram do primeiro evento, em 31 de maio de 2014. A palestra inaugural foi proferida pelo psiquiatra Roberto de Paula, que afirmou, com base em Evidências científicas recentes, que há relação positiva entre o poliglotismo e o desenvolvimento mental e social durante a primeira infância. Segundo o médico, persistem entre muitos pais equívocos como: o medo de que a criança retarde seu aprendizado linguístico ao ser exposta a múltiplos idiomas desde o nascimento; ou o receio infundado de que a criança bilíngue não possua um único e sólido idioma materno sobre o qual fundar sua identidade cultural.

Em seguida, atividades lúdicas foram desenvolvidas pela fundadora da "Brazil Ahead", Cristhiane Vieira-Rozenblit, que mostrou como gincanas musicais e determinados materiais pedagógicos podem ajudar na educação bilíngue.

Enquanto os pais participavam da palestra e das oficinas, um grupo de instrutores acompanhou 18 crianças em rodas de leitura sobre o folclore brasileiro.

Estão programadas mais quatro oficinas do projeto "Contadores de Estórias", que serão voltadas exclusivamente para crianças. A atividade proporciona a valorização do português como língua de herança. Momentos da oficina podem ser conferidos no seguinte link:  https://www.youtube.com/watch?v=AB-pPsCXw5M

 

A oficina ocorreu com objetivo de apoiar pscicologicamente os pais de crianças bilingues

A palestra inaugural foi proferida pelo psiquiatra Roberto de Paula

18 crianças participaram de uma roda de leitura enquanto os pais estavam acompanhando a oficina

Os pais das crianças participaram de atividades lúdicas durante a oficina

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página