Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Língua Portuguesa comemora 800 anos de registro oficial

Em 2014, comemoram-se 800 anos do testamento redigido pelo terceiro rei de Portugal, D. Afonso II (1185-1223), que é considerado o primeiro registro oficial em português. É importante ressaltar que a língua portuguesa não passou a existir naquele instante, já que existiam documentos informais, porém sem contextualização gramatical.

Atualmente, o português é uma das 10 línguas mais faladas no mundo, é o idioma oficial de nove países, de mais de 250 milhões de nativos e de aprendizes como segunda língua, além de ser a terceira língua mais utilizada no Facebook. . Em oito séculos de cultura, linguística diversificada e literatura, a língua portuguesa foi meio de expressão de nomes como Guimarães Rosa, Machado de Assis, Luís de Camões, Fernando Pessoa e muitos outros escritores latino-americanos, europeus, asiáticos e africanos. Estima-se que, em 40 anos, mais 100 milhões de falantes passarão a falar o português, o que reforçará a presença do idioma entre os mais utilizados no mundo.

Ao longo de sua história, a língua contribui para fortalecer a sensação de pertencimento de um povo. Os 800 anos da língua portuguesa de forma oficial ao redor do mundo legaram à humanidade preciosas heranças culturais e possibilitam a aproximação de povos em diferentes continentes que têm um mesmo idioma como patrimônio comum.


Países Lusófonos iniciam as comemorações do Dia da Língua Portuguesa

 

 Documento Oficial redigido por D.Afonso II em 1214.

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página