Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Português já é a terceira principal língua nas mídias sociais da ONU

 

Durante a 36ª Sessão do Comitê de Informação da Organização das Nações Unidas (ONU), que foi realizada entre abril e maio deste ano, teve destaque o tema do multilinguismo e, em especial, do crescimento do português na Organização.

Recentemente, a ONU deu início à criação de perfis em português das suas mídias sociais. Em pouco mais de dois meses, a página de Facebook da ONU para o Brasil ultrapassou 140 mil "curtidas". No mesmo período, a conta de Twitter da ONU em português rompeu a barreira de 90 mil seguidores. Esses dados colocam o português como o terceiro principal idioma nas mídias sociais da ONU, atrás apenas do inglês e do espanhol.

O português também tem ganhado espaço nas emissões da ONU via rádio. A Organização transmite conteúdo em português para 16 países, o que a coloca ao alcance de 235 milhões de pessoas lusófonas.  No Brasil, a Rádio ONU conta com cerca de cem parceiros, entre eles quatro grandes emissoras de rádio e a TV Globo, que passou a exibir, no Jornal da Globo, notícias dos projetos da Organização.

A 36ª Sessão do Comitê de Informação discutiu, ainda, a necessidade de o site da ONU atribuir peso similar às seis línguas oficiais da Organização. Atualmente, há documentos e páginas que podem ser acessados apenas em inglês, o que dificulta o acesso de milhões de pessoas interessadas no trabalho da Organização ao conteúdo disponível em sua página eletrônica.

onumob1

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página