Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Leitorado junto à Universidade de Heidelberg, Alemanha

A Rede Brasil Cultural mantém leitorado na Alemanha, conduzido pela leitora Cláudia Feutro Hintze. Selecionada em 2012, a leitora exerce suas atividades
junto à renomada Universidade de Heidelberg, uma das poucas entidades universitárias alemãs na qual são oferecidos os cursos de Bachelor e Master em Tradução e Interpretação no português brasileiro, além do europeu.

Com o objetivo de promover o ensino e a pesquisa do português falado no Brasil e propagar a cultura e a literatura brasileira nesta cidade universitária, o Leitorado Brasileiro já realizou e coordenou, desde sua criação em 2012, uma série de atividades culturais e acadêmicas. Mesmo tendo como foco a pesquisa acadêmica, o leitorado também busca a confraternização os interessados em temas brasileiros dentro e fora da universidade.

Em maio de 2013, por exemplo, organizou-se o colóquio “Políticas Lingüísticas na Lusofonia”, que, durante dois dias, reuniu um grupo de especialistas para discutir diferentes aspectos da lusofonia. Em junho, seguiu-se o colóquio “Aspectos da Lusofonia – Angola, Brasil e Portugal, uma relação privilegiada”.
ccb
O leitorado organiza, ainda, leituras com renomados escritores brasileiros, com o intuito de propagar a língua, a cultura e a literatura brasileiras na cidade alemã de Heidelberg e adjacências. Em 2012, o escritor brasileiro João Paulo Cuenca foi convidado para ler "O único final feliz de uma história de amor é um acidente.

Destacam-se, ainda, os eventos “Palavras passam pelo estômago”, “Tertúlia”, a “Feijoada de boas-vindas” e a “Noite Brasil-Alemanha”, realizados ao longo do último ano.

Veja as fotos e visite a página do Leitorado de Heidelberg!

http://www.uni-heidelberg.de/fakultaeten/neuphil/iask/sued/iaz/an2/ceb_de.html

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página