Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Leitorado em Acra, Gana

A Rede Brasil Cultural mantém leitorado em Acra, Gana, conduzido pelo leitor Cássio Eduardo Rodrigues Serafim, selecionado em 2009, que atua junto ao Ghana Institute of Languages (GIL). A Embaixada do Brasil em Acra é responsável por acompanhar suas atividades.

O GIL é uma instituição de ensino estabelecida em 1961, cuja atuação ultrapassa as fronteiras de Gana. O GIL atende público diverso e com interesse não apenas no aprendizado de idiomas, mas, também, em formação profissional qualificada na área de tradução e de secretariado bilíngue.

Quanto à oferta educacional, o Instituto divide-se da seguinte maneira: a Escola de Línguas; a Escola de Tradutores; o Curso de Secretariado Bilíngue. Na Escola de Línguas, propõem-se cursos de Português, Inglês, Francês, Árabe, Alemão, Espanhol e Russo. Os cursos são oferecidos em três níveis: iniciante, intermediário e avançado. Na modalidade regular, duram um ano letivo; na modalidade intensiva, três meses, no mínimo. No caso do curso de português, alguns estudantes já foram selecionados pelo PEC-G. Na última seleção divulgada, foram nossos alunos três dos convocados a cursar a graduação em universidades brasileiras: dois togolenses e um beninense.

Na Escola de Tradutores, os estudantes que optam por Português como terceira língua (Inglês e Francês são pré-requisitos para o ingresso no curso) participam de disciplinas de língua portuguesa e sobre aspectos socioculturais do Brasil. No Curso de Secretariado Bilíngue, o Português foi recentemente inserido como opção para terceira língua.

Na tentativa de ampliar as chances de prática do português, o leitor Cássio Serafim percebeu a necessidade e a urgência de criar situações que operem como extensão do processo de ensino-aprendizagem encetado em sala de aula. Desde sua chegada ao GIL, além das ações desenvolvidas no âmbito do ensino do Português, com ênfase na variante linguística falada no Brasil, e na divulgação da cultura brasileira, o exercício do leitorado não se limita às dependências do Instituto.

Entre 2009 e 2011, com apoio e incentivo do então Embaixador do Brasil em Gana, Luís Fernando Serra, o leitor organizou classes de Português gratuitas em Jamestown, área da periferia de Acra, em que está a Brazil House, espaço que simboliza e materializa relações históricas entre Brasil e Gana. Lá o leitor lecionou o idioma para público variado, com destaque para descendentes daqueles que retornaram do Brasil nas primeiras décadas do século XIX e que aí formaram a comunidade afro-brasileira Tabom.

Em novembro de 2010, deu-se início a projeções mensais de filmes brasileiros na Brazil House. Os filmes exibidos eram parte do acervo da Embaixada. Em 2011, o leitor participou da organização da Exposição Cartas da África, realizada pela Embaixada do Brasil. Em maio do mesmo ano, colaborou com a Fundação de Arte Contemporânea de Gana.

Desde novembro de 2012, o leitor vem planejando e realizando com estudantes do GIL o Agenda Improvisada, atividade cujo público, a princípio, foi formado somente pelo corpo discente do Departamento de Língua Portuguesa, mas, em sua última edição, foi prestigiado também por estudantes de outros idiomas. Durante cada edição de Agenda Improvisada, é favorecido o contato com um repertório musical brasileiro diversificado. Cada pessoa presente recebe as letras das canções, uma estratégia para viabilizar outras experiências de prática do idioma. Além de músicas brasileiras, curtas-metragens, documentários e filmes longos são exibidos.

CCB

Em 2013, além da docência e da realização de Agenda Improvisada, Cássio Serafim também tem participado de eventos como a Semana da Hispanidade/2013, promovido anualmente pelo Setor de Espanhol, do Centro de Línguas Modernas, da Universidade de Gana. Nessa ocasião, falou sobre aspectos da cultura e sociedade brasileiras.

Recentemente, o leitor tem planejado mais uma Agenda Improvisada e, em breve, participará de encontro com estudantes ganenses do ensino secundário, quando discorrerá sobre o aprendizado de Português em Gana e sobre oportunidades de estudo em universidades públicas brasileiras.

Conheça um pouco do Ghana Institute of Languages (GIL)

Veja as fotos aqui

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página