Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Leitorado junto ao IPN, México

A Rede Brasil Cultural mantém leitorado na Cidade do México, conduzido pelo leitor Rodrigo Florêncio, selecionado em 2009, que exerce suas atividades junto ao Instituto Politécnico Nacional. A Embaixada do Brasil na Cidade do México acompanha suas atividades.

Desde a chegada do leitor ao IPN, há quase quatro anos, o número de alunos regularmente matriculados em cursos oferecidos sobre cultura brasileira e língua portuguesa saltou de 156 para 420.

Foi institucionalizada a “Semana da Língua Portuguesa”, que traz escritores e artistas brasileiros à universidade, os quais também visitam outras universidades mexicanas. Em anos anteriores, participaram do evento os escritores Luiz Ruffato, Manoel Ricardo de Lima, César Magalhães Borges, Sebastião Andrew, Maria Esther Maciel, Júlia Studart e José Alaércio Zamuner.

O leitor também organiza mostras de cinema, aulas de culinária brasileira, exposições, conferências em universidades mexicanas e demais atividades que retratam o Brasil e sua língua. Uma vez por mês, os alunos vão à cozinha industrial do IPN para cozinhar e aprender a história de pratos brasileiros.

CCB
Mestre em Linguagem Lúdica, o leitor capacita professores com base nos métodos pedagógicos pesquisados em sua dissertação, além de, ao divulgar a cultura brasileira, interpretar personagens típicos do país e organizar atividades lúdicas. Além disso, o professor participa de feiras culturais e realiza apresentações em praças e ruas do México.

Conheça o Instituto Politécnico Nacional

Veja mais fotos aqui

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página