Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Brasil tem dia comemorativo na Universidade de Aarhus

No último semestre de 2014, a leitora brasileira na Universidade de Aarhus, na Dinamarca, professora Fernanda Gláucia Pinto, organizou o evento “Dias do Brasil”, com o tema "Literatura e Cultura Infanto-Juvenil". Em dois dias de intensas atividades acadêmicas e culturais, a comunidade universitária local pode estreitar laços com o Brasil.

Logo na abertura, o evento contou com a presença do escritor e ilustrador Roger Mello, ganhador do prêmio Hans Christian Andersen 2014, que relatou o processo de transposição dos sentimentos, desejos e impressões infantis para ilustrações, com base em observações sobre a vida das crianças. Também falaram aos presentes o tradutor e presidente da Fundação do Livro Infantil e Juvenil da Dinamarca (IBBY) Vagn Plenge e Antoneli Matos, doutoranda na Universidade de Copenhague, que desenvolve pesquisa sobre livros infantis de Clarice Lispector. Os alunos participaram lendo alguns trechos da obra de Roger Mello e de Clarice Lispector. Quem participou das atividades pode, ainda, provar vinho brasileiro.

Entre as outras atividades dos "Dias do Brasil", Vagn Plenge ministrou workshop de tradução, em que trecho do livro “De olho nas penas”, de Ana Maria Machado, foi levado do português para o dinamarquês.

Mestre Russo e Mestre Jiló comandaram uma oficina de capoeira durante o evento, quando também foi apresentado o filme "Batalha do Passarinho".

As atividades dos "Dias do Brasil" foram registradas em jornal produzido pela leitora Fernanda Pinto, que pode ser lido AQUI.

 

V. Plenge, A. Matos, Roger Mello, Georg Fischer, Fernanda Gláucia e D. Pardue

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página