Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Leitorado na Croácia destaca estudos lusófonos

O leitor brasileiro Mário Luiz Amorim da Silva desenvolve, desde 2011, atividades na Cátedra de Português da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Zagreb, capital da Croácia. O trabalho realizado tem surtido efeitos positivos, constatados pelo crescente número de estudantes que optam em cursar matérias no curso de português da universidade.

Entre 2011 e 2013, o número de alunos de português saltou de 37 para 175, sendo que grande parte deles estão à procura das aulas ministradas pelo leitor brasileiro. Algumas disciplinas, como "Exercício da Língua Portuguesa" e "Técnicas de Expressão e Comunicação Oral do Português", estão entre os temas com mais destaque da Faculdade de Filosofia e Letras, pois abrangem os cursos de bacharelado, licenciatura e mestrado acadêmico.

 A compreensão oral e escrita é desenvolvida pelos alunos, que aprendem sobre a história do Brasil, vocabulário relacionado ao turismo, ecologia, gastronomia, hábitos e costumes do Brasil. O leitor também dá aulas sobre o português africano e europeu, além de temas relacionados à literatura lusófona.

O professor incentiva atividades musicais e culturais, que envolvem exibição de filmes e demonstração de danças brasileiras, como a capoeira. Com isso, os alunos desenvolvem a sua fluência no português brasileiro.

As aulas do professor são dinâmicas e envolvem resolução de exercícios, prática de leitura e trabalhos em grupo, dessa forma os alunos são avaliados continuamente. Mário Amorim os incentiva a participarem de atividades organizadas pela Embaixada do Brasil em Zagreb.

 

As aulas ministradas pelo professor Mário Amorim desenvolve a fluência no português brasileiro

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página