Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Livro lançado recentemente em Budapeste retrata a visão dos húngaros sobre o Brasil

Professores do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Eötvös Loránd (ELTE) organizaram a segunda edição ampliada do livro "Cartas Vincadas, letras no espelho". Intitulada "A projeção secular do Brasil na Hungria", a segunda edição da obra foi lançada após 10 anos da primeira e trata das atividades de promoção e divulgação da língua portuguesa e cultura brasileira na Hungria.

Com o crescente interesse pelo estudo da língua portuguesa na sua variante brasileira, os húngaros estão cada vez mais próximos da história, literatura e cultura do Brasil. Organizado por Ferenc Pál, Marcelo Marinho e Daniela Neves, atual leitora brasileira na Hungria, o livro narra em distintos artigos e cartas a impressão que o Brasil reflete na Hungria. Logo de início, os organizadores expõem paradigmas relacionados à visão que o mundo possui sobre o Brasil, destacando as festas carnavalescas e as belezas do Rio de Janeiro. No entanto, está perceptível que na Hungria os reflexos do Brasil estão se modificando rapidamente e indo além das perspectivas comuns. 

Todo esse trabalho de reconstrução da imagem do País vem através de divulgadores da língua e cultura brasileira. Na Hungria, os estudos de português, iniciados na ELTE, ainda no fim da década de 70, proporcionaram avanços em pesquisas e promoção da língua portuguesa e cultura brasileira.

É perceptível que o Brasil tem ocupado posição de destaque nos estudos acadêmicos dos húngaros, a exemplo disso temos a língua portuguesa ocupando o segundo lugar entre os idiomas mais procurados na Universidade Eötvös Loránd, perdendo apenas para o francês, no conjunto de línguas românicas.

O livro "A projeção secular do Brasil na Hungria" foi desenvolvido pelo Departamento de Português e Leitorado Brasileiro, em Budapeste, com parcerias entre a Universidade ELTE e a Embaixada brasileira, contando com o apoio do Conselho de Cidadãos brasileiros na Hungria. Quem estiver interessado em adquirir a obra pode realizar o pedido pelo site da Amazon clicando aqui.

 


O livro lançado recentemente destaca a visão dos húngaros sobre o Brasil

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página