Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Rede Brasil Cultural inaugura novo leitorado em Harvard

O mais novo Leitorado brasileiro nos Estados Unidos é na afamada Universidade de Harvard, em Boston. Everton Costa, o novo leitor, é professor de língua portuguesa, com mestrado em letras. Costa é gaúcho, tem 33 anos de idade e chegou recentemente a Harvard. Iniciando suas atividades em setembro de 2014, já participou ativamente como um dos organizadores de um importante evento: o Academic Fair, que acontece todos os semestres, quando os departamentos da Faculdade de Artes e Ciências apresentam seus cursos, programas, materiais e um gostinho do que o aluno encontrará ao se matricular em cada uma das disciplinas oferecidas em Harvard.

O Programa de Português da Universidade de Harvard existe há mais de cem anos e, especialmente, nos últimos quinze anos vêm ganhando mais e mais alunos. Parte do Departamento de Línguas e Literaturas Românicas, o programa compartilhou no último dia 29 de agosto de 2014 o espaço com todos os cursos oferecidos pela Universidade de Harvard da Academic Fair do outono 2014.

O Programa de Português, coordenado pela Professora Doutora Clémence Jouet-Pastré, apresentou seus cinco cursos de língua portuguesa oferecidos para o período de outono, além de colocar os visitantes do stand em contato com deliciosos pães de queijo e chocolates brasileiros. O comentário na Harvard Square foi unânime: "A mesa de Português é a mais bonita e mais animada”, comemora Everton, que foi um dos cicerones no stand, provendo informações sobre o programa de Português e sobre possibilidades de estudos no Brasil proporcionadas por Harvard e pelo David Rockefeller Center for Latin American Studies.

Alunos interessados em Português de diferentes partes do mundo visitaram o stand, onde receberam informações sobre currículo, materiais didáticos e sobre a cultura lusófona. A interação dos estudantes com o Brasil foi especialmente marcada pelo encontro com diversos turistas brasileiros que se encontravam no campus de Harvard durante o evento.

O Programa de Português na Universidade de Harvard oferece cursos de Língua Portuguesa em nível básico, intermediário e avançado, além de programas específicos em Literatura de Língua Portuguesa em nível de graduação e pós-graduação.

 

O Programa de Português da Universidade de Harvard existe há mais de cem anos 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página