Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Leitor brasileiro constata aumento do interesse pelo português na Rússia

A língua portuguesa, na variante brasileira, está atraindo, cada vez mais, o interesse de universitários russos. O leitor brasileiro, Carlos Eduardo Bione Sidronio de Lima, da Rede Brasil Cultural, ministra curso de português brasileiro para cerca de 30 alunos, iniciantes no idioma, na Universidade Estatal de Moscou, em turmas de graduação e de mestrado.

Essa universidade possuiu dois leitores da língua portuguesa. Além do brasileiro, há um português. Com isso, os estudantes podem ter contato com as diferentes variantes do idioma.

Um curso de Introdução à Cultura Brasileira, com 32 aulas, também foi dado pelo leitor brasileiro, no primeiro semestre. O objetivo foi o de introduzir, aos alunos, as principais características da cultura brasileira e também conceitos sociológicos, em particular de Sérgio Buarque de Holanda e Darcy Ribeiro.

Além das aulas na Universidade Estatal de Moscou – uma das mais renomadas do país - o leitor tem atuado em seminários para divulgar a cultura brasileira. Recentemente participou ativamente do evento "Dias do Brasil na Rússia", com a antropóloga brasileira Lilia Schwarcz.

O interesse pela língua portuguesa na Rússia, principalmente na vertente brasileira, tem crescido bastante nos últimos anos. Prova disso é o aumento de escolas particulares em Moscou e São Petersburgo que ensinam o idioma e o grande número de estudantes interessados pela língua portuguesa em outras instituições acadêmicas. 

 

 

Alunas de português do Leitorado brasileiro na Rússia 

 

 

Leitor brasileiro percebe maior interesse pelo Português em Universidade Russa

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página