Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CAPES e MRE abrem 17 vagas para novos leitores brasileiros em todos os continentes

Estão abertas as inscrições para o Programa de Leitores Brasileiros 2014. O processo seletivo visa convocar 17 novos leitores - professores interessados em atuar como divulgadores da língua portuguesa e cultura brasileira em algumas das melhores instituições de ensino superior do mundo. O programa é realizado em parceria entre a CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o MRE (Ministério das Relações Exteriores).

As inscrições são gratuitas e feitas, exclusivamente, pela internet no site da CAPES até o dia 27 de setembro. O candidato deve estar atento a todas as disposições do edital referentes aos prazos e detalhes da atuação do leitor junto à instituição de escolha. O edital pode ser conferido no site da CAPES (clique aqui).

O processo seletivo terá três fases: a primeira é a da verificação da consistência dos documentos requeridos dos candidatos; a segunda é a análise do mérito científico da candidatura e do perfil acadêmico dos candidatos e, finalmente, a terceira é a seleção final, a ser realizada pela instituição estrangeira. Ao final da seleção, os candidatos escolhidos serão informados oficialmente pela Divisão de Promoção da Língua Portuguesa (DPLP), do Ministério das Relações Exteriores.

O leitor faz jus a bolsa concedida pelo MRE, bem como a passagens internacionais, além de outros benefícios que variam de acordo com a universidade. Os leitores iniciarão as atividades em janeiro de 2015 e o exercício do cargo será de dois anos, prorrogáveis por igual período.

O Programa de Leitorados consiste no envio de professores academicamente capacitados a outros países para ensinarem a variedade brasileira da língua portuguesa, além de literatura e cultura brasileiras. Atualmente há 30 leitores brasileiros em atividade em 21 países, distribuídos em instituições como a Universidade de Harvard, nos EUA; de Fudan, na China e o King"s College London, no Reino Unido. Esses leitores atendem a cerca de 1,6 mil alunos.

 

Leitorados em seleção

África do Sul: Universidade do Cabo
Argentina: Universidade Nacional de Córdoba e Universidade de Buenos Aires
Austrália: Australian National University
Cabo Verde: Universidade de Cabo Verde
Canadá: University Of British Columbia
Chile: Pontifícia Universidade Católica
China: Universidade de Pequim e Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão
EUA: Universidade de Pititsburgh e Florida International University
França: Universidade Blaise-Pascal Clermont Ferrand
Índia: Universidade Jawaharlal Nehru
Inglaterra: Universidade de Surrey
Israel: Universidade Hebraica de Jerusalém
México: Instituto Politécnico Nacional
Moçambique: Universidade Eduardo Mondlane

 

Leia o edital para conferir todas as informações necessárias do processo seletivo

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página