Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Embaixadas Lusófonas em Budapeste realizam evento para comemorar o Dia da Língua Portuguesa

 

Diversas atividades ocorreram em Budapeste, na Hungria, em comemoração ao Dia da Língua Portuguesa, em maio. O evento ocorreu na Universidade Eötvos Loránd (ELTE) e contou com a colaboração das leitoras lusófonas, Daniela Neves – do Brasil – e Patrícia Infante da Câmara – de Portugal. O evento debateu o tema "As artes e a Língua Portuguesa" por meio de conferências acadêmicas, exposições artísticas e mostra cinematográfica.

Mais de 100 pessoas acompanharam as conferências na faculdade de letras da ELTE e a inauguração da exposição de artes plásticas "Orquídeas Brasileiras" dos artistas István Major, do Brasil, e Moisés Kuanza, de Angola. O evento contou com o apoio do Governo do estado do Ceará.Houve, ainda, lançamento do livro "Leituras de Saramago" e da revista "Nagyvilág". Depois de muito refletirem sobre a temática "a arte e a língua portuguesa", os presentes participaram num sarau literário com degustação de vinhos portugueses.

As atividades cinematográficas levaram os participantes para uma "viagem no tempo": houve exibição de filme mudo - musicado ao vivo pelo artista português Charlie Mancini – e projeções de curtas metragens do Brasil e de Portugal.

Além da leitora Daniela Neves, o Brasil marcou presença com a professora Maria Inês Gariglio e com o poeta e artista performático Márcio André, que participaram das conferências.

 

 

Quarto ano consecutivo de comemoração pelo Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP

 

Foram realizadas conferências na faculdade de Letras da Universidade ELTE

O evento teve organização das três embaixadas sediadas em budapeste e pertecentes a CPLP (Brasil, Portugual e Angola)

Cerca de 100 pessoas acompanharam as atividades realizadas na Universidade

O Brasil foi representado nas mesas de palestras e nas exposições do evento

As exposições "Orquídeas Brasileiras" e "Angola nas Cores" foram inauguradas  durante o evento

 

Fotografias: Nuno Azelpds Almeida

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página