Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Leitorado junto à Universidade Nacional Mayor de San Marcos

A Rede Brasil Cultural conta com um Leitorado em Lima, Peru. A leitora Isabel Botelho Barbosa, selecionada em 2012, exerce suas atividades desde março 2013 junto à Universidade Nacional Mayor de San Marcos, a universidade mais antiga das Américas. A Embaixada do Brasil em Lima é o Posto que acompanha as atividades do Leitorado.
A procura por aulas de língua portuguesa foi além do esperado : sextuplicou-se entre o primeiro e o segundo semestre deste ano. O número de inscritos passou de 11 a 67, o que tornou necessário abrir uma nova turma. Há atualmente duas turmas para principiantes e uma para intermediários, além da turma de Literatura Brasileira.
Várias atividades foram desenvolvidas com os alunos ao longo do primeiro semestre , como visitas ao Centro Cultural Brasil Peru (CCBP) para que participem das atividades propostas nas sextas-feiras (aulas de samba, canto, rodas de leitura...) e comparecimento à palestra do ex-presidente Lula da Silva por ocasião do evento “Encontro com a Juventude”, promovido pela própria Universidade. Foi também convidado um professor do CCBP para ilustrar uma aula sobre música popular brasileira dando uma aula prática de samba.
No primeiro semestre, a leitora ministrou a aula inaugural intitulada “As primeiras letras do Brasil”, sobre o Barroco, no curso de capacitação para professores de Português Língua Estrangeira do CCBP, e fez parte das bancas para contratação de diretor pedagógico, professores e bibliotecário do Centro Cultural.

Leitorado
No âmbito das aulas de Literatura Brasileira, que neste segundo semestre contemplam o Simbolismo e o Modernismo brasileiros, a professora montou uma exposição com cartazes sobre a Semana de Arte Moderna na galeria de arte da faculdade de Letras. O material foi gentilmente cedido pelo Centro Cultural Brasil-Peru.

As aulas de literatura brasileira também contaram com uma boa presença de estudantes na referida exposição, confira aqui.

Por ocasião da abertura do evento, o diretor pedagógico do CCBP foi convidado a proferir palestra sobre a Semana de Arte Moderna.

Conheça mais sobre a Faculdade de Letras da “Universidade Nacional Mayor de San Marcos” aqui

Confira mais fotos aqui

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página