Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Machado é tema do 1º Café com Letras, em STP

Foi realizada com sucesso a sessão inaugural do "Café com Letras", em São Tomé e Príncipe. A iniciativa, do Leitorado Brasileiro naquele país, visa a abrir espaço para a discussão da literatura brasileira e lusófona em geral.

A primeira edição do evento contou com palestra do Embaixador do Brasil, José Carlos A. Leitão, que, no contexto de preparação para o III Concurso de Redação da Rede Brasil Cultural, falou ao público sobre "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e a obra de Machado de Assis.

Em uma conversa descontraída, com assistência de alunos da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP), professores e leitores diversos, os presentes puderam tomaram conhecimento da história do "defunto-autor" da  ironia fina de Machado de Assis.

O Embaixador fez uma surpresa a todos: tocou, ao final de sua fala, o samba-enredo da extinta escola de samba "Aprendizes da Boca do Mato", que, em 1959, homenageou Machado de Assis por meio de composição de Martinho da Vila de quando o músico tinha apenas 15 anos de idade.

Com a alma repleta de samba e de curiosidade por Machado de Assis, os presentes puderam degustar, ainda, um legítimo pão de queijo brasileiro, aliado ao bom café santomense.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página