Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Em São Tomé e Príncipe crianças produzem textos inspirados em contos populares

O Centro Cultural Brasil-São Tomé e Príncipe (CCBSTP) abriu as portas para um novo público. A Oficina de Língua Portuguesa para Crianças teve início, em abril deste ano, na sala de leitura do Centro Cultural. Cerca de 15 crianças de escolas locais participaram da atividade conduzida pela professora Leila Nascimento.

A oficina, com 30 horas de aula, teve o intuito de despertar o interesse pela aprendizagem da língua portuguesa, por meio do incentivo à leitura como fonte de diversão e de conhecimento. O projeto foi desenvolvido com contos infantis, poesias, fábulas, adivinhas e parlendas, que são recitais literários tradicionais.

Na abertura da oficina, o livro de apoio utilizado foi "Histórias Africanas para Contar e Recontar" do africanista brasileiro Rogério Andrade Barbosa. Com base no conto popular "Por que o morcego só voa de noite?", os alunos criaram seus próprios textos e ilustrações com um tema semelhante: "Por que o gorila bate no peito?".  Com isso, as crianças puderam estudar as características dos animais de forma didática e desenvolver o gosto pela leitura.

 

Crianças participando da Oficina de Língua Portuguesa na sala de leitura do Centro Cultural

 

Os estudantes criaram seus próprios textos com o tema "Por que o gorila bate no peito?"

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página