Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Leitorado e Centro Cultural fazem curso preparatório para CELPE-Bras em São Tomé e Príncipe

O Leitorado Brasileiro e o Centro Cultural Brasil-São Tomé e Príncipe realizaram, em 2015, o primeiro curso preparatório para o CELPE-Bras, o exame que possibilita a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa. É a primeira vez que este exame será realizado em São Tomé e Príncipe.

As inscrições para o exame, em todo o mundo, foram encerradas em 1º de abril e as provas serão realizadas no mês de maio, em 23 postos credenciados no Brasil e 61 no exterior, entre os quais o pequeno país africano.

O curso preparatório de São Tomé e Príncipe foi encerrado no dia 27 de março. Foram duas turmas, uma no período matutino com 20 alunos e outra no vespertino, com 24 estudantes. Foram 22 aulas, com uma hora e meia de duração cada. Nesse período os alunos, a maioria jovens entre 16 e 26 anos, foram se familiarizando com formato da prova, tanto escrita como oral.

A principal dificuldade dos estudantes foi com a escuta, devido às peculiaridades dos sotaques brasileiros. Ao final, 76 por cento dos participantes consideram-se confiantes para obter uma boa nota no Celpe-Bras.

 

Jovens, em São Tomé e Príncipe, no curso preparatório do Celpe-Bras

 

Alunos em contato com o formato da prova, tanto escrita como oral, no curso

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página