Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Brasil tem Centro cultural e leitorado em São Tomé e Príncipe

O Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Gabriel da Costa, elogiou recentemente, em entrevista à Rádio ONU, a cooperação do Brasil para a formação de recursos humanos para o seu país. Na área cultural, funciona nesse país africano de língua portuguesa, com menos de 200 mil habitantes, o Centro Cultural Brasil-São Tomé (CCBSTP), inaugurado em março de 2008.

As atividades do CCBSTP incluem o ensino do português falado no Brasil e a difusão da Literatura Brasileira. O Centro também se dedica a exposições, espetáculos e concertos, bem como à coedição e distribuição de textos de autores nacionais.

Além disso, a Rede Brasil Cultural enviou em março deste ano, dentro do seu programa de leitorado, a professora Eliane Vitorino Oliveira, para ministrar aulas de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira no Curso de Letras da Universidade de São Tomé e Príncipe. "Fui muito bem recebida pelos colegas professores e meu encantamento pelos alunos é total", frisa Eliane.

Além do trabalho no curso de Letras, a leitora brasileira trabalhou na divulgação da variedade linguística em dois programas na Rádio Jubilar: um sobre samba e outro divulgando a língua em si, dando ênfase ao sotaque brasileiro.

Em colaboração com a leitora, o CCBSTP promoveu três oficinas para crianças: "Escrita Criativa", com crianças de 6 a 9 anos; "Quem conta um ponto aumenta um conto", com a faixa etária de 10 a 13 e "Escrevendo a gente se entende", com jovens de 14 a 20 anos.

Na universidade, os destaques são a semântica e a sintaxe do português. Os alunos, segundo Eliane, são interessados e têm fome de aprender. Sobre ensinar português em um país lusófono, Eliane explica que a dinâmica linguística é diferente em cada um dos oito países falantes do português. "Ensinar a língua portuguesa nesse caso abarca tratar das diferenças e das similaridades entre as variedades do Português", entende a leitora.

A leitora administra ainda uma página no Facebook intitulada Leitorado Brasileiro STP, (para conhecer clique aqui), onde posta notícias sobre  a nossa cultura e a língua portuguesa, na variante brasileira.

 


A leitora Eliane em uma de suas atividades em São Tomé e Príncipe

A leitora Eliane em entrevista a Rádio Jubilar

 

Leitorado brasileiro em São Tomé e Príncipe

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página