Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Maio de Língua Portuguesa no CCBSTP

No mês de maio, dedicado à língua portuguesa, diversos eventos comemorativos foram realizados no Centro Cultural Brasil-SãoTomé e Príncipe. Destacaram-se, entre as atividades, visita dos escritores Conceição Evaristo e Rogério Barbosa, oficina de teoria e prática musical ministrada pelo músico Maurício Lourenço e sessão intitulada "Folclore é Cultura", feita para crianças da escola básica Francisco José Tenreiro.

Conceição Evaristo e Rogério Barbosa participaram de entrevista especial na rádio Jubilar, no programa "Estação Brasil", no qual comentaram a importância da ligação entre Brasil e África, principalmente no âmbito cultural. Também participou do programa a professora Naduska Palmeira, leitora da Rede Brasil Cultural junto ao Instituto Superior Politécnico (ISP).

Os escritores também participaram de palestra no ISP sobre a importância da cultura africana no Brasil e de oficinas e sessões de contação de histórias. Ademais, Conceição Evaristo marcou presença em debate após a exibição do filme "Família Alcântara", a que atenderam cerca de 70 pessoas. A sessão "Folclore é Cultura", que aconteceu no dia 16 de maio, foi conduzida pela professora Leila Cristina Nascimento. Participaram crianças da 5° e da 6° classes de escola local, que conheceram um pouco sobre a cultura popular brasileira, por meio de contos, lendas e canções.

Lígua-Portuguesa

Mauricio Lourenço, no dia 31 de maio, ministrou oficina de música para cerca de quarenta alunos. Músicos santomenses participaram da oficina, reforçando o diálogo Brasil-África. No dia 5 de junho, apresentação especial do músico foi registrada pela televisão local, no palco da ONG cacau, com a participação de todos os alunos da oficina. Os participantes receberam certificado de participação.

Confira mais fotos aqui

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página