Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Grupo cearense 'Ponto das Tradições' apresenta-se em Santiago

No período de 22 de janeiro e 1º de fevereiro, o agrupamento cultural Ponto das Tradições, oriundo de Juazeiro do Norte, no Ceará, realizou diversas apresentações na cidade de Santiago, no Chile, com o apoio do Centro Cultural Brasil-Chile (CCBRACH). A vinda do grupo decorre de edital de intercâmbio e residência artística do Ministério da Cultura do Brasil, que ofereceu apoio financeiro para transporte, alimentação e hospedagem aos artistas.

O CCBRACH cedeu espaço físico para a apresentação de peça de teatro de caixa e concerto, intermediou contatos com o Café Literário Bustamante, do município de Providencia, para exposição fotográfica e apresentação de peça teatral e se encarregou da divulgação dessas atividades por meio das redes sociais e listas de e-mails do Centro e da Embaixada.


A exposição fotográfica "Encantados", de Alex Hermes, foi exibida do dia 22 de janeiro a 1º de fevereiro no Café Literário Bustamante. Retrata manifestações populares, religiosas e folclóricas da região do Cariri cearense, como romarias, ex-votos e procissões em louvor a Nossa Senhora das Candeias ou Padre Cícero, assim como a celebração do reisado.

O público, ao longo de toda a semana, superou mil visitantes. As fotos foram doadas pelo fotógrafo ao CCBRACH para serem usadas em futuras exposições.

A peça de teatro de caixa "Me voe", dirigida e realizada por Murilo Cesca, foi apresentada no dia 30 de janeiro, também no Café Literário Bustamante, e no dia 1º de fevereiro no CCBRACH.

As apresentações individuais, de três minutos para cada espectador, tiveram um público de aproximadamente 50 pessoas no Café Literário e 30 pessoas no CCBRACH.

O concerto do grupo "Meio do Mundo", realizado no CCBRACH no dia 1º de fevereiro, apresentou composições próprias, todas com influência da música armorial e regional do Cariri, com instrumentos típicos daquela região, como a viola caipira e a rabeca.

 

 

 

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página