Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

'Todas as faces de Maria' é sucesso no Chile

A exposição fotográfica “Todas as faces de Maria”, apresentada pela primeira no Museu do Negro, em Vitória-ES, está novamente atraindo grande público, mas agora fora do Brasil. Desde o dia 16 de novembro, está sendo exibida no Centro Cultural Brasil-Chile (CCBRACH), em Santiago. A mostra é composta de 30 fotos que têm como personagem central Maria Laurinda Adão - a Mestra Maria, de Cachoeiro de Itapemirim -, que é uma referência da cultura negra e das religiões de matrizes afro-brasileiras.

Maria Laurinda chegou a depor na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo sobre as torturas que o escravo Adão, seu bisavô, sofria antes de fugir e fundar o quilombo de Monte Alegre, localizado na zona rural do município de Cachoeiro de Itapemirim.

As fotos  – de autoria de Dário Dias, Genildo Hautequestt Filho, Luan Volpato e Renilson Chagas – apresentam Maria em diferentes momentos do seu cotidiano. Ficarão em cartaz no CCBCH até dia 20 de novembro, como parte da programação do Congresso “El universo afro en discusión: literatura, cultura e identidad”, sobre literatura afro-brasileira, em curso na capital chilena.

 

 

 

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página