Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CCBRACH em Jornadas Brasileiras

Em 26 e 27 de agosto, no Centro de Estudos Culturais Latino-Americanos da Faculdade de Humanidades da Universidade do Chile (UdC), foram realizadas a VIII Jornada Brasileira e a V Jornada de Cultura de Língua Portuguesa no Mundo. O tema das Jornadas foi o modernismo no Brasil.

sec. carlos kessel em jornadas

 

O evento foi resultado de parceria entre o Centro Cultural Brasil-Chile (CCBRACH) e o Centro de Estudos Culturais Latino-Americanos da UdC. O Chefe do Setor Cultural da Embaixada do Brasil em Santiago, Carlos Kessel, proferiu a palestra “Arquitetura na Semana de 1922” na abertura do evento.

A programação das Jornadas contou com quatro mesas redondas, duas no dia 26 e duas no dia 27. Os temas foram: "Macunaíma e o modernismo brasileiro"; "Construção de novos sujeitos, novas identidades e corpos de tensão na modernização brasileira"; "A cidade: espaço e objetivo da criação lírica moderna"; e "O Modernismo e os meios: teatro, cinema, música".

A palestra de encerramento contou com a participação do professor Victor Hugo Adler Pereira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e tratou do tema "O modernismo e a modernidade brasileira revistos a partir do Nordeste". Posteriormente, foi exibido o filme "Vidas Secas", de Nélson Pereira do Santos. Ainda durante o evento, ocorreu o lançamento do livro "As Raízes e o labirinto da America Latina", de Silviano Santiago, cuja tradução foi feita por Mónica Gonzáles Garcia.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página