Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Centro Cultural Brasil-África do Sul desperta a atenção dos alunos com concurso de culinária

A Culinária pode ajudar no aprendizado de um idioma? A depender dos resultados do concurso culinário realizado pelo Centro Cultural Brasil-África do Sul, em Pretória, certamente sim: a atividade serviu de estímulo à prática e à compreensão da língua oral e proporcionou maior interação entre os alunos do curso de português.

Puderam participar do concurso todos os alunos do CCBA. Conquanto as regras não restringissem as escolhas dos participantes a pratos típicos brasileiros, o Centro Cultural fez apresentação sobre a culinária nacional e incentivou os alunos a pesquisarem o assunto e prepararem pratos brasileiros.

Três grupos participaram do concurso. Pelas regras, apresentaram primeiro suas receitas por escrito, discorreram sobre elas em português, explicando a forma de preparo, e, por fim, serviram os pratos prontos.

A comissão julgadora, composta por diplomatas da Embaixada em Pretória, pelo Adido Agrícola e por brasileiros residentes no País, adotou os seguintes critérios para a escolha do vencedor: o sabor do prato, a escolha da receita, a criatividade da apresentação e a precisão e clareza da linguagem.

O grupo classificado em primeiro lugar – intitulado "G-SLY AWLS" –  apresentou, em português, pratos típicos da culinária sul-africana (cabeça de porco e “samp” – mistura de rabada, feijão e tomate, engrossada com farinha).

Todos os alunos receberam um certificado de participação, bem como um exemplar da edição nº 13 da coleção “Textos do Brasil”, intitulada “Sabores do Brasil”, publicada pelo Ministério das Relações Exteriores.

Entrega dos prêmios

 

Participantes do concurso

 

Jurados 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página