Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Comemoração do Dia da Língua Portuguesa na Cátedra Eugênio Tavares – Universidade de Cabo Verde

Entre os dias 9 e 11, a Universidade de Cabo Verde festejou o Dia da Língua Portuguesa com diversos eventos. No dia 9 de maio, foi organizada mesa-redonda sobre as políticas nacionais para promoção da língua portuguesa, no auditório da universidade. O evento contou com a participação do Professor Carlos Faraco, presidente da Comissão Nacional brasileira para o IILP (Instituto Internacional da Língua Portuguesa); do Secretário Jorge Luiz Tavares, chefe da DPLP; do Senhor Gustavo Servilha, da Diretoria de Promoção Internacional do Ministério da Cultura; e da Professora Amália Lopes, diretora da Cátedra Eugênio Tavares. Cada um dos participantes falou sobre as ações de suas respectivas instituições para a promoção da língua e cultura brasileira. A professora cabo-verdiana abordou os desafios para a língua portuguesa em Cabo Verde.

No dia 10, foi realizado, no mesmo auditório, a conferência "Os Dilemas Normativos da Língua Portuguesa", a cargo do Professor Carlos Faraco. O professor discorreu sobre as expressivas variações da língua portuguesa em diferentes países, sugerindo uma abordagem policêntrica de sua gramática normativa.

No dia 11, ocorreu a primeira sessão da peça "O Auto da Compadecida", traduzida para a língua cabo-verdiana. A encenação ocorreu no teatro da Universidade de Cabo Verde, que ficou lotado.

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página