Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Crianças finlandesas aprendem português com filmes infantis no Cinemaissíto

Foi realizada, em princípio de outubro, a sétima edição do Cinemaissíto, festival de cinema infantil durante o qual a criançada, além ver filmes, participa de oficinas, por meio das quais mantêm contato com as línguas espanhola e portuguesa. O festival é organizado pela comunidade latino-americana que reside em Helsinque.

O Embaixador do Brasil na Finlândia, Norton de Andrade Mello Rapesta, foi convidado a participar, na condição de representante da língua portuguesa, da atividade "Mucho Cuento, muitos contos!", dedicada à Amazônia e aos bosques do Brasil. Durante a oficina, o Embaixador leu o livro "Marcelo, Marmelo, Martelo", clássico da literatura infantil brasileira, escrito por Ruth Rocha. Cerca de quinze crianças, com idades entre três e oito anos, participaram da sessão.

O CCBF também participou do evento. A diretora e as professoras do centro envolveram-se em atividades realizadas no dia 13 de outubro, na condição de voluntárias. Além disso, o Centro ofereceu aos organizadores do evento apoio institucional, doou livros infantis para serem sorteados às crianças participantes e ajudou na sua divulgação em sua página do Facebook. 

O artista plástico Alexandre Riviello, radicado em Helsinque, contribuiu para a divulgação do Cinemaissíto, antes de sua realização, ao oferecer oficina de "flip-book" a alunos do CCBF. A oficina, bem como outras incursões do artista na difusão do português junto a crianças na Finlândia, está documentada em vídeo disponível no YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=xm0pZafEgzU).

Houve mais de 500 participantes nessa edição do Cinemaissíto, ao longo de três dias de realização. Registrou-se o aumento da participação de brasileiros tanto na organização do evento quanto no número de crianças participantes.

Helsinque

Confira mais aqui! 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página