Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ministro Mauro Vieira destaca a importância do CCBL para as relações bilaterais com o Líbano

O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, participou, no dia 15 de setembro, da cerimônia de inauguração da Biblioteca Machado de Assis, no Centro Cultural Brasil-Líbano (CCPL), em Beirute. Trata-se da abertura de um novo espaço para a difusão da literatura brasileira e para a oferta de material de referência sobre o Brasil e o Líbano.

Em seu discurso de inauguração, o Ministro mencionou a satisfação em poder encerrar, naquele ato, a intensa agenda de atividades que tivera em sua visita ao Líbano – que incluiu encontros com o Primeiro-Ministro, o Presidente da Assembleia e o Chanceler do país.

Salientou os fortes laços que unem Brasil e Líbano, recordando que aproximadamente 8 milhões de brasileiros têm ascendência libanesa e atuam nos mais diversos segmentos da sociedade, citando o caso do Vice-Presidente Michel Temer, filho e irmão de libaneses, que é o primeiro de sua família a nascer no Brasil.

"Ele [Temer] está muito ligado à existência deste centro", comentou o Ministro, que recordou ter o Vice-Presidente inaugurado o CCBL em 2011.  "Antes de viajar, estive com ele [Temer], que mandou mensagens e cumprimentos específicos a vários políticos e personalidades da sociedade civil e falou deste centro", comentou.

O Ministro afirmou receber desde o início de sua gestão no Itamaraty relatos da importância do CCBL e de sua presença e  papel cultural em Beirute. "Espero que sua expansão [a outras regiões do Líbano] possa se concretizar em breve", afirmou. "Acho que as relações do Brasil com o Líbano merecem a multiplicação deste centro."

Clique aqui para ver vídeo com a íntegra do discurso.




O Ministro Mauro Vieira durante a inauguração da Biblioteca Machado de Assis, no CCBL

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página