Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Centro Cultural Brasil-Líbano homenageia as mulheres

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Centro Cultural Brasil-Líbano, em Beirute, realizou a 3ª edição do encontro "Vamos falar português" com o tema "Mulheres que Fizeram História". O evento, ocorrido no dia 12 de março, apresentou mulheres que se destacaram por sua atuação. O objetivo foi o de oferecer um ambiente descontraído para que os estudantes, tanto estrangeiros como brasileiros, pudessem praticar o português interagindo com falantes nativos.

Na ocasião foram entregues os certificados para os alunos da primeira turma do curso regular de língua portuguesa oferecido pelo Centro. Também foi feita a abertura da exposição de fotografias de grandes personalidades femininas do Brasil. Mais de cem pessoas compareceram a comemoração.

A abertura do evento foi com o vídeo da cientista brasileira Thaisa Storchi Bergmann, recém-agraciada com o prêmio L'Oréal-Unesco para mulheres na ciência, pelas relevantes contribuições à pesquisa nas áreas de astronomia e astrofísica. No vídeo, ela estimula as alunas a perseguirem seus próprios sonhos.

Entre as homenageadas, estavam a Princesa Isabel, a escrava alforriada Chica da Silva, a cangaceira Maria Bonita e a maestrina Chiquinha Gonzaga. E ainda, Maria da Penha Maia Fernandes, que lutou pela prisão do marido agressor e influenciou na criação da lei que leva o seu nome.  Ao final foi homenageada a jornalista e escritora libanesa Joumana Haddad, que é aluna do CCBL, reconhecida pelo ativismo em favor dos direitos da mulher.

Cartaz do evento

 Presentes no evento

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página