Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Centro Cultural convida libaneses a "provar" um novo idioma

"Vamos falar português". Este é o nome do evento que reuniu, dia 21 de outubro, no do Centro Cultural Brasil-Líbano (CCBL), em Beirute, mais de cem pessoas. Nessa primeira edição, o tema tratado foi "O sertão na cultura brasileira". Na ocasião foram entregues os prêmios da edição libanesa do concurso de redação "A Bahia de Dorival Caymmi", promovido pela Rede Brasil Cultural.

O objetivo do "Vamos falar português" é o de oferecer um ambiente descontraído para que falantes do português como língua estrangeira ou como língua de herança possam praticar o idioma e interagir com falantes nativos. O evento foi baseado em experiência homônima realizada na Representação do Brasil na UNESCO, em Paris.

A coordenadora pedagógica do CCBL, professora Renata Vieira, falou sobre as influências do sertão nordestino na cultura brasileira. Citou quadros de Cândido Portinari e Tarsila do Amaral, a gravura e a literatura de cordel, a música de Luiz Gonzaga e o cinema de Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos.

Renata destacou, em particular, como o teatro de Ariano Suassuna e a literatura de João Cabral de Melo Neto, Euclides da Cunha, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa retratam o sertão nordestino. Finalmente, contou a história de Lampião de Maria Bonita.

O Grupo "Amigos de Portugal", que também participou do encontro, declamou em jogral, com sotaque lusitano, o poema Chuvas, de João Cabral de Melo Neto. Em seguida quatro alunos das turmas avançadas do Centro Cultural fizeram uma rápida apresentação sobre a economia nordestina, o ofício das rendeiras e canções com temática nordestina.

Houve ainda uma leitura dramática de um texto de Ariano Suassuna e de um trecho da biografia de Luiz Gonzaga. Entre os presentes, estava o comandante da Força-Tarefa Marítima da missão de paz na ONU no Líbano (UNIFIL), o Contra-Almirante Walter Eduardo Bombarda, que entregou os prêmios aos ganhadores do concurso de redação da Rede Brasil Cultural. O vencedor do Líbano, Rabih Hachem, recebeu também menção honrosa na etapa internacional do concurso.

Foram abertas, na ocasião, duas exposições: uma mostra de artesanatos nordestinos, transportados ao Líbano pela Marinha do Brasil, e uma exposição de fotos de cidades do nordeste brasileiro, de autoria do fotógrafo libanês Naji Farah.

 

 

O evento "Vamos Falar Português" foi um sucesso e fez
com que os participantes interagissem com o português


O tema tratado foi "O sertão na cultura brasileira"

Nomes conhecidos da literatura brasileira foram apresentados durante o evento

O Contra-Almirante Walter Bombarda entregou o prêmio
para o vencedor local, do Concurso de Redação, Rabih Hachem

Na ocasião  foram inauguradas duas exposições referentes ao Brasil

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página