Portal do Governo Brasileiro

Pular navegação e ir direto para o conteúdo

A equipe pedagógica do Centro Cultural Brasil-Peru (CCBP) iniciou a utilização, em salas de aula, de nova versão do livro didático para o nível básico do curso de português e cultura brasileira. "Páginas da Minha vida" é o primeiro volume da coleção Pindorama, destinada à aquisição do português brasileiro. Os outros três livros (intermediário I, intermediário II e avançado) estão em fase final de edição.

O projeto político-pedagógico é coordenado pela equipe do CCBP e segue a abordagem pedagógica comunicativa, além de levar em conta a equivalência com o Marco Comum Europeu de Referência.

O material tem como base projeto iniciado em 2013, quando foi definida a necessidade da mudança do livro didático até então adotado ("Tudo bem").

A equipe docente trabalhou na escolha e elaboração de novos textos e exercícios, sob a orientação do Coordenador Pedagógico. A revisão contou com o apoio da então leitora na Universidade de San Marcos e dos professores Nelson Viana (UFSCar) e José Carlos de Almeida Filho (UnB), ambos especialistas em Português Língua Estrangeira.

A primeira tiragem do "Páginas da minha vida" foi produzida pelo próprio CCBP em 2014. O material foi utilizado pelos estudantes do nível básico no sistema de banco de livros, ou seja, devolvido ao final do semestre.

Uma parceria com editora local, a Cantera Editores, permite atualmente que o livro - e futuramente a coleção - sejam impressos, circulados e comercializados independentemente das possibilidades financeiras do CCBP. Direitos de uso de imagens e textos também passam a ser  responsabilidade da editora.

Em troca dos direitos autorais, uma parte de cada tiragem será cedida ao CCBP, que conta, ainda, com preço especial para a aquisição de mais exemplares.

Os livros recebidos são distribuídos aos professores, incorporados ao banco de livros para estudantes que não tenham condições de adquirir o material e apresentados a outros centros de idioma.