Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Lançada oitava edição da revista 'Brasil Cultural'

O Centro Cultural Brasil-Peru (CCBP) realizou, na noite de 1º de outubro, a apresentação do novo número da Revista Brasil Cultural, publicação  que com esta edição celebra seu oitavo ano de existência, destinada à apresentação, ao público peruano, de reflexões em diversas áreas culturais sobre a realidade brasileira –  incluindo artigos especiais, notas de curiosidades e ilustrações/produção gráfica primorosa.

A oitava edição da revista tem como tema central a contribuição dos imigrantes para a cultura brasileira. Os artigos, em espanhol, produzidos por especialistas, acadêmicos e gestores culturais, versam sobre temas como a assimilação das diferenças culturais pelo Brasil, arquitetura (ensaio sobre Lina Bo Bardi), influências estrangeiras no carnaval brasileiro, artes plásticas (texto sobre Tomie Ohtake), gastronomia (multiplicidade de influências na comida brasileira), literatura (existe uma literatura imigrante no Brasil?) e música (presença do imigrante na música erudita).

A publicação traz igualmente entrevista com a Diretora do Museu da Imigração, em São Paulo, e uma compilação de curiosidades e referências a eventos da Embaixada e do CCBP, bem como um excerto do "Manifesto Antropófago" de 1928, que trata da assimilação e ressignificação das influências estrangeiras na cultura brasileira.

As versões eletrônicas de todas as edições da Revista Brasil Cultural estão disponíveis na página da Embaixada do Brasil no Peru (clique aqui para ler a publicação).

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página