Portal do Governo Brasileiro

Pular navegação e ir direto para o conteúdo

A Universidade Hebraica de Jerusalém (HUJ) realizou, no início de janeiro, o seminário "Brasil e Israel: Desafios sociais e culturais", como parte da programação do IV Simpósio Internacional sobre o Brasil, realizado anualmente pelo Departamento de Romanística e Estudos Latino-Americanos e pelo Instituto Truman de Pesquisas para Promoção da Paz daquela instituição acadêmica, com o apoio da Embaixada do Brasil.

O evento visa a oferecer a professores brasileiros e israelenses oportunidade para compartilhar trabalhos acadêmicos sobre possíveis soluções de questões relacionadas à diversidade cultural, à tolerância e à inclusão social, por meio do diálogo entre os dois países.

Na edição deste ano, participaram, pelo lado brasileiro, o Deputado Federal Jean Wyllys (PSOL-RJ); o Presidente da Biblioteca Nacional, Renato Lessa; o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Michel Gherman; o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Guilherme Casarões; e a Leitora Brasileira na HUJ, Joyce Fernandes.

Pelo lado israelense, foram palestrantes Uriel Abulof (Universidade de Tel Aviv), Avraham Milgram (Museu da História do Holocausto), Moshe Maoz e Naama Shpeter (Instituto Truman) e James N. Green (da HUJ e da Universidade Brown).

A Universidade Hebraica de Jerusalém é uma das sete maiores instituições de ensino de Israel. Conta, na atualidade, com a atuação da Leitora Brasileira Joyce Fernandes, designada para atuar junto àquela instituição na difusão da língua portuguesa e da cultura brasileira.