Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dia da Cultura Brasileira em Vancouver

O Leitorado brasileiro em Vancouver realizou, no dia 5 de novembro, o Dia da Cultura Brasileira na UBC, que ofereceu programação cultural e educativa no campus da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC), em Vancouver, na costa oeste do Canadá.

O evento contou com aulas demonstrativas de português e suas expressões básicas e informações sobre a cultura brasileira, por meio do samba, da bossa nova e outras formas de manifestação cultural.

Os participantes do evento, de diversas nacionalidades, tiveram a oportunidade aprenderam a desempenhar atividades simples de português – tais como cumprimentar, apresentar-se e falar em que cursos estudam. As atividades também abordaram a história da língua portuguesa e dos países lusófonos, bem como a evolução das variantes europeia e brasileira do idioma.

Houve, igualmente, aulas de músicas, que transcorreram ao longo de todo o dia, das quais alunos do campus e brasileiros residentes em Vancouver participaram, ouvindo e cantando “Aquarela do Brasil” e “Garota de Ipanema”, entre outras composições conhecidas internacionalmente.

Aproveitando a ocasião, o Leitor Pedro Lázaro dos Santos explicava aspectos da música e da cultura brasileira e sua importância na construção da imagem de brasilidade no exterior.

No contexto do "Dia da Cultura Brasileira na UBC", realizou-se, ainda, no dia 9 de novembro, a exibição do filme de animação “Uma história de Amor e Fúria”, do diretor Luiz Bolognesi, no Cineclube do Departamento de Estudos Franceses, Hispânicos e Italianos da UBC.

Trata-se de longa-metragem sobre um herói indígena que vivo há 600 anos e participou de eventos importantes da história brasileira, da Balaiada à ditadura militar, terminando sua jornada em uma cidade do Rio de Janeiro do futuro (em 2096), comandada por milícias que controlam a distribuição de água.

 

 

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página