Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Centro Cultural Brasil – São Tomé e Príncipe comemora o Dia da Língua Portuguesa com diversos eventos

O Centro Cultural Brasil – São Tomé e Príncipe (CCBSTP) promoveu, no dia 5 de maio de 2016, a palestra "A Língua Portuguesa no Mundo Diversidade e Unidade", proferida pela professora Leila Nascimento, para alunos e ex-alunos do CCBSTP, bem como para participantes do exame Celpe-Bras.

Na ocasião , aproveitou-se para anunciar o IV Concurso de redação da Rede Brasil Cultural "Diversidade e unidade da língua portuguesa".

 

                  

                                                 

Lanche de Convívio com o tema "Em torno de patrimônio comum – Unidade e Diversidade"

   

Foi realizado, no dia 5 de maio, na Universidade de São Tomé e Príncipe (UST), o evento  expositivo "Em torno de um patrimônio comum – Unidade e Diversidade", com o objetivo de comemorar os 20 anos da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

 Promovido pelo Departamento de Línguas da USTP, o evento foi organizado pelas professoras Eliane Oliveira (Leitora Brasileira) e Iria dos Anjos (Leitora Portuguesa), cujos alunos montaram bancadas representativas de cada país da CPLP, afixando cartazes de divulgação e servindo iguarias características, como chá, chocolate, café, brigadeiro, bolinho de bacalhau, entre outras.

Houve também declamação de poemas e leituras expressivas de textos de autores relevantes dos países em destaque, com participação da poetisa santomense Conceição Lima.

O grupo de Capoeira de São João da Vargem atuou no evento, com apresentação de capoeira e de makulele, como também de uma roda de samba.   

                                                                                    

Especial de cinema "Nossa Língua"

O CCBSTP, em parceria com o Centro Cultural Português, realizou, durante o mês de maio, o especial de cinema "Nossa Língua".

Durante o evento, foram exibidos filmes como: 'Estorvo", filme baseado no livro homônimo de Chico Buarque, dirigido por Ruy Guerra; "O Leão da estrela", filme português de ficção realizado por Arthur Duarte, em 1947; "Ensaio sobre a cegueira", filme dirigido por Fernando Lopes, no ano de 2002; e "Quem foi que disse: sobre a causa sagrada de Darwin", filme educativo produzido pelo Núcleo de Produção Digital de Niterói, escrito e dirigido por Luiz Andrade.

Na mesma sessão, exibiu-se o programa da TV Bandeirantes "O mundo Segundo os Brasileiros" – Especial São Tomé".

 

 

                                                                  

 

 

I Encontro de Letras da Universidade de São Tomé e Príncipe

Entre os dias 23, 24 e 25 de maio de 2016, realizou-se o I Encontro de Letras da Universidade de São Tomé e Príncipe.

O evento científico foi coordenado e organizado pelo Leitorado Brasileiro na Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP), com o apoio do Departamento de Língua Portuguesa, Leitorado de Portugal e do Centro Cultural Brasil-São Tomé e Príncipe, cujo objetivo principal foi apresentar resultados de pesquisas desenvolvidas na área de Letras, compreendendo Linguística e Literatura, a fim de fomentar a pesquisa nessa área.

A participação no evento foi expressiva, com a presença de docentes do Departamento de Língua Portuguesa, de alunos da USTP, bem como de outras instituições de ensino superior, tendo uma média de 50 participantes em cada sessão do encontro.

                                                                                                                                                                         

 

                                                                                            

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página